terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROJECTO CONCLUÍDO EM 2009

A Câmara de Lousada está a desenvolver um projecto no âmbito da Arqueologia denominado “Centro Arqueoambiental da Serra dos Campelos: estudo e valorização da Necrópole Megalítica” (CASC), inserido na Necrópole Megalítica da Serra dos Campelos.
As escavações arqueológicas, que compreendem a escavação de quatro mamoas e dois penedos com arte rupestre e que vão decorrer até ao próximo ano, integram-se num processo mais amplo de reconhecimento concreto da potencialidade arqueológica que ainda hoje subsiste no local.
O processo, iniciado em 2005, compreende quatro etapas, das quais duas já se encontram concretizadas. A primeira, centrada na prospecção arqueológica e consequente avaliação de contextos arqueológicos, conduziu à descoberta de um conjunto de 15 penedos com gravuras rupestres datados da Pré-História recente à Idade Média. A segunda fixou-se no acompanhamento de obras, respeitantes à primeira fase do Loteamento Industrial de Lousada e eixo viário de ligação da Vila de Lousada à Estrada Municipal 562. Os trabalhos de escavação arqueológica que estão a ser efectuados reportam-se à terceira etapa de todo este decurso e entendem-se como o mote para o trabalho de preparação e divulgação do sítio arqueológico, que vai decorrer durante o biénio 2008/09, para que este se torne fruível pela população, nomeadamente através da limpeza, vedação e colocação de painéis informativos em todas as mamoas existentes da necrópole.
Em paralelo foi assinado um protocolo com a Escola Profissional de Arqueologia que se constitui como ponto de apoio e simultaneamente de troca de experiências tendentes a uma sensibilização e divulgação do sítio arqueológico

Sem comentários: