terça-feira, 24 de novembro de 2009

MAMOAS NA SERRA DE CAMPELOS


As mamoas existentes na Serra de Campelos caracterizam-se pelas suas reduzidas dimensões, pela variabilidade de tipologias e reportam-se muito provavelmente a finais do Período Neolítico, correspondendo a sua índole funerária a enterramentos colectivos. Todo o esforço de escavação arqueológica previsto pelo projecto foi canalizado para o núcleo constituído pelos quatro monumentos funerários mais destruídos da necrópole, incidindo, para já, em exclusivo na mamoa 12.
Até ao momento, e na recta final da escavação do espaço correspondente à implantação desse monumento, constata-se a ausência de qualquer indício concreto, a nível estrutural, da mamoa em si. Esta conclusão é reforçada pela vasta área aberta, cerca de 108 metros quadrados, e pela descoberta de rasgos artificiais de grande extensão e de similar distância entre si, preservados ao nível da rocha de base, dando conta da passagem de maquinaria de apoio ao plantio de eucaliptos ou qualquer outra prática agrícola que terá contribuído para o arrasamento definitivo do monumento. A escavação tem revelado a existência de algum espólio, quer ao nível de fragmentos cerâmicos, quer ao nível de material lítico talhado em sílex atestando toda a ambiência Pré-Histórica que o local teria tido.
O projecto CASC vai ser terminado após a implementação de uma série de iniciativas, como a criação de uma rede de percursos pedestres arqueoambientais, a preparação e edição de um conjunto de brochuras e panfletos temáticos, a elaboração de materiais audiovisuais pedagógicos, a realização de sessões públicas de esclarecimento e a realização de uma exposição itinerante. Uma outra iniciativa é relativa à publicação de artigos científicos, como base de apoio ao futuro Centro Arqueoambiental da Serra dos Campelos que vai funcionar, em última instância, como pólo aglutinador de memórias dispersas pela Serra dos Campelos, através da criação de exposições interactivas permanentes e/ou temporárias, de um espaço museológico e de espaços destinados à arqueologia experimental, correspondendo à quarta e última etapa do projecto.
O Vereador do pelouro da Arqueologia, Prof. Eduardo Vilar, aquando visitou o local destacando o facto de “a autarquia estar a realizar um trabalho extraordinário, que vai enriquecer o concelho. Com a edificação deste Centro Arqueoambiental vai ser criado um espaço museológico, que vai permitir o desenvolvimento de diversas actividades, com especial destaque para as exposições”.
No decorrer deste ano e no final do projecto, os resultados vão ser apresentados em congressos científicos nacionais e publicados em revistas de âmbito nacional e também numa monografia que vai compilar todo o projecto.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Lousada

Sem comentários: