terça-feira, 24 de novembro de 2009

CAPELA SÃO ROQUE



Obra bastante cuidada, em cantaria de junta tomada, que data do século XVII, embora tenha sofrido diversos restauros.De um desses restauros dá-nos conta o autor de " O Minho Pitoresco", José Augusto Vieira. Esta obra, editada em 1887, diz-nos que o restauro será ocorrido " há poucos annos".
Mais recentemente, a Capela de São roque foi mudada do seu local inicial para junto do cemitério, partindo daí a alameda que atravessa o centro da freguesia.
O acesso à capela faz-se por uma pequena escadaria e um átrio quadrangular que precede o portal. O frontão é sobrepujado por uma cruz de pontas triboladas assente numa base de volutas estilizadas. O entablamento é rematado por pirâmides. Um pequeno orifício em cada um dos laçados laterais permite a entrada de luz no interior.
Possui um altar muito simples composto por uma mesa de altar em granito e três socos em pedra nas quais estão colocadas três imagens. Ao centro São Roque, o orago da capela, representando, como é tradição, com o cão. É estatuária Seiscentista de bastante valor.A Capela de São Roque é um monumento muito singelo, mas de boa qualidade, que possui alguma imaginária de qualidade.

Sem comentários: